sábado, 7 de julho de 2012

O aventureiro

Olá, Cláudio! 

Quanto às tuas perguntas aqui vão as minhas respostas:

1- Reconheceram-te as tuas habilitações?
Sim, sem problema. O Tratado de Bolonha veio facilitar essa parte. E depois, aqui valoriza-se muito mais a experiência profissional que se tem do que propriamente o canudo :) Não te deixes amedrontar com a história do diploma. Claro, convém saber explicar porque foste para aquela escola. Dar uns créditos à escola que te deu a formação, mesmo que penses que não mereça assim tantos... Eu estudei na Universidade de Coimbra e sempre a tive em muito baixa consideração. Foi preciso vir para a Alemanha para dar todo e qualquer crédito à Universidade de Coimbra. Agora, longe de Portugal e passados alguns anos, vejo que a minha formação é óptima. Não fica aquém de nenhuma aqui na Alemanha, e até me atrevo a dizer que é muito melhor do que muitas universidades conhecidas por aqui.
Não tenhas medo. Onde estudaste não vai ser entrave para conseguires emprego. Mas não esquecer de "dar lustro" à escola onde estudaste ;)

2 - Achas que nós, portugueses, estamos preparados para o grau de exigência de outros países europeus, a nível de competências?

Sem dúvida NENHUMA! Soubesse eu o que sei hoje, sentisse eu a auto-estima que sinto hoje... Nós os portugueses não sabemos dar valor nenhum ao que somos e ao que temos. Somos os mestres em nos pormos em baixo, em pensar que ninguém tem uma vida tão má como a nossa. Somos, portanto, uns totós! Aqui, vejo cada caramelo com apenas um dedo de testa a dizer "que faz e que acontece"! E essa é a grande diferença. Eles sabem vender-se bem. Nós, temos orgulho de sermos portugueses, mas não sabemos vender isso. Eu demorei uns anitos a perceber isso. E todo o meu trajecto profissional foi o ideal para perceber que não nos falta NADA. Mentira! Falta-nos sim: autoconfiança. De resto temos tudo!
Por isso, não hesites. Se sentes que está na altura de mudar a tua vida, então, força! Aproveita a boleia da tua namorada francesa e vai à aventura! Mas não esquecer que aventura é isso mesmo: ir e esperar de tudo - o bom e o mau. Quanto ao bom, é aproveitar quando ele chega. Quanto ao mau, é estar atento e planear umas coisinhas antes de te mandares de cabeça. Há o aventureiro e o estúpido. O aventureiro vai à aventura, mas sabe (ou pelo menos tenta saber) os riscos que corre, prepara uma estratégia, define os seus pontos fortes mas também os fracos, e previne-se para que, se houver uma queda, não se magoe tanto.



4 comentários:

  1. olá Ana,

    tenho já há algum tempo andado a pesquisar formas de conseguir sair de Portugal de uma maneira mais ou menos segura rumo à Alemanha, país de que gosto muito e por diversas vezes já tive oportunidade de viver e estudar, da última vez pelo periodo mais longo de todos um ano, através do programa erasmus. Terminei a minha licenciatura em Set de 2011 e desde então que tenho arduamente tentado encontrar uma colocação em Portugal ou além fronteiras, mas com muita pena minha sem grande efeito :(. creio que o meu cv será de alguma forma apelativo já que vou com alguma frequência a entrevistas, tanto, para ofertas relativamente, dentro da minha área, como até relacionado com linguas, nomeadamente o inglês e o alemão, mas por algum motivo nunca se proporciona, houve uma vez que estive quase lá mas no final da formação não fiquei porque havia preferência pelo género masculino e desde então tenho continuado nesta busca incessante... a minha licenciatura é verdade que não é a que chama mais a atenção de empregadores creio eu não só dentro de Portugal como forma :(, mas mesmo assim não posso ficar de braços parados tenho que de alguma forma arranjar uma solução para o meu problema, tenho que valer qualquer coisinha digo eu! por isso queria perguntar te se achas que dentro da minha área teria algumas chances na Alemanha, como assistente juridica, ou na área bancária e de seguros, já que não sou advogada e para ser sincera não seria uma área pela qual gostasse de enveredar...por outro lado se não houver hipóteses dentro da minha área que creio ser o mais provável a verdade é que tenho boas bases de alemão estou ali na transição do B2 par o C1 não sou super a alemão sei que não mas percebo bem e escrevo igualmente bem, mas claro comparando o nivel de inglês com o de alemão é verdade que o inglês é melhor mas o grau de dificuldade e de acesso `à lingua é igualmente bem diferente, como deves saber. enfim as minhas dúvidas são realmente estas isto é se de alguma forma se fosse para a alemanha teria vá "hipoteses garantidas" de que de alguma forma arranjaria um emprego, é que aqui não tenho conseguido nadaaaaa nem na área de call center e eu não chego a perceber se o problema é meu ou não, também não sei se fazer uma mestrado pós graduação será assim tão fundamental a ponto de fazer me conseguir arranjar um emprego... enfim peço desculpa se de alguma forma fui insistente, mas pode ser que me saibas esclarecer estas dúvidas...

    agradeço-te muito

    cumprimentos,

    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina!

      Na verdade, se eu percebo alguma coisa de como arranjar emprego na Alemanha, é na área da engenharia civil. Na área de assistência jurídica nao sei muito bem como as coisas funcionam. Se tens entrevistas é porque o teu CV é interessante. Se passas a 2as entrevistas, entao estás mesmo no bom caminho.
      Como vez, falar alemao favorece-te em relacao a outros.

      Manda-me o teu mail, pode ser que entretanto me lembre de alguma informacao interessante para ti.

      Boa sorte!

      Ana

      Excluir
  2. Olá Ana:

    Nós somos um casal com uma menina de 19 meses com necessidade de sair de portugal. Eu sou licenciada em Educação Física e Desporto e o meu marido em Biologia e geologia e dá aulas, ele está a terminar um mestrado em cidadania ambiental e participação. Somos ainda da altura dos 5 anos de curso pré-bolonha. Já tive a ver o site da eures e do make it in germany. Aparece muita coisa para mim na área de responsável de ginásios e também de professora de desporto. Para o meu marido aparece muita coisa na área de biologia em laboratório mas ele não sabe se tem habilitações necessárias para concorrer.
    achas que nos consegues dar uma "ajudinha" a esta família.

    atentamente

    ana costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Se um de voces tem possibilidade de arranjar trabalho, já é meio caminho andado :)
      Se o teu marido tem ou nao as habilitacoes necessárias para concorrer, só ele poderá pesquisar sobre o assunto. Mas é como ganhar a lotaria: só ganha quem compra bilhete ;)
      Se é o que ele quer mesmo, ele que se candidate! Mas atencao, nao esquecer de fazer o trabalho de casa, pois cada candidatura é uma possibilidade que pode correr bem, ou nao. E aí, será mais uma oportunidade jogada fora.

      Boa sorte!

      Excluir