terça-feira, 12 de julho de 2011

Carta ao João

Olá, João!

Bem, se sentes que precisas de mudar de vida, então força nisso! Se é isso mesmo que queres, terás de te concentrar nessa mudança: pesquisar, procurar, ler muito, estar atento ao que se passa ao teu redor / mundo.
Fico contente por saber que o meu testemunho no Mind this Gap não só entusiasma os leitores, jovens (a ti!!), que sentem que querem mudar de vida, mas que também dá forças a muitos para prosseguir nessa direcção, até o concretizarem!

Esta conversa toda é para te dizer o seguinte: eu não te vou dizer quais são as empresas que estão à procura de pessoal, pois como deves saber, a "crise" está aí. Neste momento, por todo o mundo, as empresas estão a "dispensar" pessoal, incluindo as alemãs. A ideia de que existe emprego para gente qualificada estrangeira, continua a existir, MAS não é para "qualquer" um! O mercado de trabalho aqui é muito competitivo e também está saturado. Vê se entendes o que te quero dizer com "qualquer um". "Qalquer um" significa: "Ah! E tal, eu gostava de ir trabalhar para fora. Há por aí alguém que saiba de algum emprego?!".

Tens de te mostrar "especial", "forte", "diferente". Se o fores não terás dificuldade em arranjar trabalho, por ti, aqui na Alemanha, na China ou até mesmo em Portugal. A crise está aí, mas o mundo continua a girar e a precisar de trabalhadores, e haverá sempre empregos, mas obviamente que as possibilidades de encontrá-los diminuíram.

Claro que se ouvisse dizer que alguma empresa estaria neste preciso momento à procura de "engenheiros civis portugueses", teria todo o gosto em to dizer. Mas como deves calcular, isso, eu não oiço.

Se leste o meu testemunho do Mind this Gap, deves também ter ido parar ao meu blogue, nomeadamente a este post onde tenho bastantes informações para jovens como tu que querem tentar uma vida profissional fora de Portugal.

Para outras informações, relacionadas com dinheiros e impostos, tens este:
http://rafaheiber.blogspot.com/2007/08/impostos-na-alemanha.html

Presta atenção:
(e sim, vais-me achar uma "bitch", mas como diriam as chatas mas experientes pessoas de idade, "um dia vais-me agradecer por eu te ter dado este chuto no traseiro...")
VAI À LUTA! Mostra o que existe dentro de ti, o que nós portugueses somos capazes a nível profissional (e te garanto que não ficamos atrás de ninguém), vence por ti e no fim respira e diz para ti mesmo: CONSEGUI!

Da minha parte, só te posso desejar TODA a sorte do mundo! E sim, estou disponível para responder a perguntas que te poderão surgir. Opá, mas não me venhas com perguntas (como eu já recebi) do género: "não me arranjas emprego na tua empresa?", "é verdade que o estado alemão financia estrangeiros para trabalhar aí?", "e quanto é que achas que irei pagar de impostos?", "e já agora podes fazer-me as contas de quanto é que eu precisarei para viver aí?", etc, etc, etc... (sinceramente, começo a ficar sem paciências para este tipo de textos). Para pessoal com uma certa "estrelinha dentro de si", eu sou a gaja mais porreira do mundo, e dou todo o meu apoio. E eu "consigo cheirá-los de longe!" Agora, pessoal melga, à espera que os outros batalhem por eles, na-na-ni-na-não!! :)

Bjs

(in O blog que já devia ter sido escrito, 16/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário