quarta-feira, 13 de julho de 2011

Carta ao Sérgio

Olá, Sérgio!

Eu ia jurar que já tinha escrito sobre os preços destes cursos :)

Mas eu explico-te: todas as escolas, públicas ou privadas, tem o tal Curso de Integração. Sim, é caro. Por exemplo, eu na altura paguei 250€/mês durante 6 meses. Frequentei a Rackow Schule que fica muito central, aqui em Hamburgo. Gostei muito. Apanhei pessoal jovem que veio para cá fazer um "curso de verão". O ambiente foi muito bom. Depois "o pessoal dos cursos de verão" voltou para a sua terra, e lá para Setembro, Outubro, começou a aparecer o pessoal imigrante, mais velho. Muitos já cá estão há 10 anos e nem escrever alemão sabem, embora o falem muito bem. E isso torna as aulas, por vezes, impossíveis, porque se estão a marimbar se aprendem ou não. O estado alemão manda-os para lá para tirarem o Zertifikat Deutsch, pago pelo governo. Ou seja, como não pagam, não lhes sai do bolso, estão-se nas tintas.

Os preços podem divergir, sim, mas está mesmo ligado com a qualidade das aulas :) Na minha turma éramos entre 15 a 16. E pagava os tais 250€. Sei de outras escolas, como p.ex. a Volkshochschule, onde se paga apenas 120€ / mês (acho), mas as turmas são até 30 pessoas. É impossível ter o mesmo ritmo de aprendizagem do que noutra turma mais pequena.

Tu podes candidatar-te para conseguir que o estado alemão te pague o curso. Mas não é certo de que conseguigas. Eu candidatei-me e entretanto até consegui que me pagassem, mas tinha de mudar de escola (para pior) e não quis. Mas esta questão, de pedires subsídio ao estado, devia ser tratado cá. Eu sei que as próprias escolas o podem tratar. Eu andei às voltas e voltas e afinal era só ter pedido na minha escola e pronto! (O imigrante está sempre a aprender :) )

Minha sugestão: como mesmo que se queira obter informações pelo telefone sobre isso, não é possível, pois os gajos só falam em alemão :) (quem trabalha para o estado não pode dar informações noutras línguas por telefone), se tiveres a possibilidade de vires à Alemanha (AH! Pois, isto é assim, em Hamburgo! Nos outros estados, não faço ideia se é igual!), informavas-te e pedias logo a candidatura para te pagarem o curso.

Se não tens essa possibilidade, e como estás apertado de dinheiro (500€ dá para viver, mas com curso de alemão.. Fica apertadito.), inscreves-te na escola mais barata (que dê as 25 horas semanais, 120 €/mês, ou qualquer coisa deste género. Duvido que arranjes mais barato, mas é sempre bom pesquisar na net), começas o curso lá, e enquanto isso, pedes que te paguem o curso na íntegra (9 meses) e se te aceitarem, aproveitas e mudas de escola ;) Para melhor. Até o podes fazer, o tal curso pago pelo estado, no Goethe Institut (melhor não há!).

Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário