quarta-feira, 13 de julho de 2011

Carta ao Miguel

Olá, Miguel!

Quanto à formação em algum programa, é pura perda de tempo pois cada empresa usa o seu software, e é impossível "adivinhares" qual o software em que deves investir. A formação em AutoCad que fiz foi para me "por a par" de desenho assistido por computador, já que pouco trabalhei com ele enquanto estudava. Não, na altura (há...8 anos) não existiam cadeiras chamadas "CAD", e sim, o pessoal tinha de pagar cerca de 300€ por cada nível de aprendizagem do bendito programa. E em direcção de obra não se passa grande tempo a desenhar... A formação que fiz em energia solar e eólica foi à minha conta (3.000€, exactamente) pois sempre foi assunto que quis aprender.

"que formação extra-curricular achas que devo tirar e que seja muito útil na Alemanha?": já deves ter percebido (algures num texto meu), que o "muito útil" que podes trazer contigo para a Alemanha é a tua formação académica. Mas o mercado de trabalho não é para tolos! Também aqui existe desemprego, e p.ex. um arquitecto, aqui, também faz algumas tarefas que o engenheiro civil.

Esquece a formação extracurricular! A não ser que queiras mesmo especializares-te numa área. Não penses na formação extracurricular como "uma porta fácil"... Eles percebem isso nas entrevistas ;)

As empresas querem pessoal "apaixonado" pela sua profissão. Que seja um prazer para as pessoas ir trabalhar todos os dias, sem estarem concentrados apenas no "que bom é ganhar o dobro que em Portugal". Todos sabemos que se gostarmos de fazer o nosso trabalho, trabalhamos com muito mais dedicação. O mercado está assim, competitivo. Porque somos muitos a procurar o mesmo. Porque as coisas mudam. O mundo mudou. É isso que tens de perceber! Ninguém está interessado em ti só por seres mão-de-obra barata. Esses tempos já lá vão :) Queres vir mesmo para a Alemanha? Então põe-te a aprender alemão! Mostra que é isso mesmo que queres.

Sim, as multinacionais são sempre uma "porta maior de entrada". Muitas trabalham em inglês. Mas atenção, que mercados como Angola e Moçambique, não são propriamente mercados preferidos pelos Alemães. Eles não sabem lidar com esse tipo de "ambiente". Eles preferem países de leste como República Checa, Polónia, etc.. Porque aliás, metade da Alemanha, até 1990, aprendia russo na escola ;)

Espero ter ajudado nas tuas dúvidas.

Ah, e pára lá de "me engraxar os sapatos". Ajudo porque quero, de sapato engraxado, ou não :) Fica bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário